Back to Blog List

Topics/Previous Posts

  • Sep 03, 2019

A natureza terapêutica da arte

A arte, como os remédios, pode ter inúmeras propriedades terapêuticas em sua criação e também através do testemunho de obras em exposição como um observador casual.

Por Gabriela Crinigan, Especialista em Apoio à Família.

Para alguns, praticar atividades físicas ou ler um livro é uma forma de terapia que permite à pessoa afastar-se por um instante da agitação do cotidiano e mergulhar em uma atividade envolvente. Encontrar momentos calmos e tranquilos é de suma importância para a saúde física e emocional na era digital. Deixar o telefone de lado, desligar a TV e desconectar pode ser extremamente difícil, pois somos muito ligados aos nossos dispositivos, mas é a maneira mais rápida de reduzir a ansiedade.

Desenvolver trabalhos artísticos também pode ser extremamente terapêutico. A arteterapia é utilizada em inúmeros contextos com adultos, crianças e adolescentes, permitindo-lhes um espaço para explorarem emoções íntimas e processarem os desafios da vida. O objetivo não é criar a próxima Guernica ou Mona Lisa, mas sim encontrar ligações entre as decisões criativas e a vida emocional da pessoa. A criação da arte, seja pintura, escultura, tricô ou trabalho em madeira, pode iniciar conversas e desenvolver um caminho para a recuperação.

O trabalho artístico faz parte da formação da cultura da CHA, pois nos esforçamos para levar assistência às pessoas, independentemente de sua capacidade de pagamento, raça, religião, gênero ou etnia. Nossa angariação de fundos anual, que arrecada recursos para programas essenciais centrados no paciente, é chamada de Arte da Cura e se esforça para destacar o importante trabalho comunitário dos nossos funcionários e profissionais de saúde a cada dia para apoiarem a nossa diversificada população de pacientes. Assista a um vídeo que apresenta a história de um paciente do evento mais recente.

Centro da CHA para o Desenvolvimento Profissional e Acadêmico patrocina uma série de instalações artísticas envolventes em vários locais da CHA ao longo do ano. O destaque é sempre a gala de artes anual Auscultas no CHA Cambridge Hospital, que exibe obras desenvolvidas por funcionários, voluntários e trainees da CHA. Outros eventos anuais destacam obras de arte específicas ou comemorações, como o Mês da História Negra, o Mês LGBTQ, o Mês da Herança Hispânica e o Mês dos Falantes de Português.

Recentemente, tivemos o grande prazer de apresentar uma nova exposição de arte de funcionários em Commerce Place, em Malden.

Em outro evento em Cambridge, Ralph Upchurch, MD, do Departamento de Medicina de Emergência, inaugurou uma exposição intitulada "Provincetown: Time and Tide", que exibe algumas de suas paisagens marítimas mais recentes de Provincetown e de Outer Cape. Essa é a terceira exposição fotográfica realizada na CHA pelo Dr. Upchurch, que possui mais de 20 imagens em exposição permanente nos nossos campi.

"Compartilhar algo tão íntimo e significativo para mim como a minha arte permite que os meus colegas vejam um lado diferente de mim", disse o Dr. Upchurch. "Já perdi a conta da quantidade de pessoas que me disseram sentir paz e tranquilidade vendo essas imagens. Lidar com o sistema de saúde é uma experiência estressante e que causa muita ansiedade para a maioria das pessoas. Uma dose não farmacológica de paz e tranquilidade antes e depois de uma visita só pode ser coisa boa!"


Disclaimer
This articles provide general information for educational purposes only. The information provided in this article, or through linkages to other sites, is not a substitute for medical or professional care, and you should not use the information in place of a visit, call consultation or the advice of your physician or other healthcare provider.

Back to Blog List

Affiliated with:
Teaching hospital of:
Close