Somerville Campus:
Urgent Care, the Eye Center, the GI Center and the Sleep Lab are now open. All other services are still closed due to facility issues. 



COVID Alert:
Updates for patients and visitors, including vaccine information and mask guidelines.
 

close

Back to Blog List

Topics/Previous Posts

  • Mar 29, 2020

Cuidando

Se você não consegue se planejar para o que vem por aí, pode parecer que as coisas estão fora de controle.

“São tempos sem precedentes, com certeza”, disse o Dr. Mark Albanese, Diretor do Ambulatório de Psiquiatria e Toxicodependência para Adultos. “Nenhum de nós jamais enfrentou uma pandemia de tal magnitude. Embora você possa sentir-se consternado, há coisas que podemos fazer para nos ajudar a atravessar esses tempos de incertezas.”

Está sentindo como se as coisas estivessem desmoronando?
Algumas pessoas podem sentir-se consternadas – e no caso daquelas que trabalham em funções essenciais, como na área da saúde, vai ficar mais difícil. Se você não consegue se planejar para o que vem por aí, pode parecer que as coisas estão fora de controle.

Veja algumas ideias do Dr. Albanese e da Organização Mundial da Saúde que podem ajudar:

  • Cuide-se – coma bem, durma o suficiente e pratique exercícios de formas criativas. A ioga é uma ótima maneira de aliviar o estresse e você não precisa de nada além de si mesmo para começar.
  • Em casa, siga suas rotinas habituais, tanto quanto possível. Muitas atividades já estão disponíveis on-line, como rotinas de exercícios, missas e muitas outras.
  • Restrinja as notícias para uma ou duas vezes por dia. A obtenção constante de informações assustadoras não ajuda. Mantenha-se informado on-line através de fontes confiáveis, como a CHA. Os fatos podem ajudar a reduzir os seus medos, enquanto os boatos vão aumentá-los.
  • Ajude as crianças a expressarem seus medos. Desenhar, brincar ou conversar em um espaço seguro e solidário pode proporcionar alívio. Seja honesto sobre a COVID-19 de uma forma apropriada à idade.
  • Ajude outras pessoas. Isso fará você se sentir bem e oferecerá uma ajuda necessária a quem precisa. Em momentos como este, pessoas com menos recursos sempre têm mais dificuldades. Doe para organizações que prestam apoio a grupos de alto risco, como imigrantes e desabrigados. Ligue para amigos mais velhos e vizinhos que possam se sentir isolados e veja se eles precisam de algo, como ajuda para fazer as compras de mercado.
  • Se você toma medicamentos de saúde mental, confirme que tem o suficiente para várias semanas. Fale com o seu farmacêutico para que ele o ajude a repor as suas prescrições.
  • Se está em recuperação, veja estes recursos on-line. Se usa substâncias, veja estas orientações sobre como se preparar.
  •  Mantenha-se conectado. Somos seres sociais, e é importante conversarmos com outras pessoas. Agende chamadas ou chats em vídeo rotineiros com a família e os amigos.

Todos são afetados de formas diferentes, mas todos nós somos impactados. Podemos não ser capazes de enxergar agora, mas talvez isso resulte em algo de bom, se pudermos nos concentrar nas coisas que realmente importam.


Disclaimer
This articles provide general information for educational purposes only. The information provided in this article, or through linkages to other sites, is not a substitute for medical or professional care, and you should not use the information in place of a visit, call consultation or the advice of your physician or other healthcare provider.

Back to Blog List

Affiliated with:
Teaching hospital of:
Close