Back to Blog List

Topics/Previous Posts

  • Feb 10, 2019

Feliz Mês da Saúde do Coração!

As doenças cardíacas são a principal causa de morte nos Estados Unidos.

Por Lilian Joventino, MD, cardiologista da CHA.

Em fevereiro ocorre a celebração anual do Mês da Saúde do Coração da American Heart Association. Você sabia que as doenças cardíacas são a maior causa de morte de homens e mulheres que vivem nos Estados Unidos, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças?

O termo "doença cardíaca" refere-se a alguns tipos diferentes de condições. O tipo mais comum é a doença arterial coronariana, que pode causar um ataque cardíaco. A cada ano, mais de 700.000 pessoas em todo o país têm um ataque cardíaco. O ataque cardíaco geralmente se manifesta com sintomas de dor no peito, falta de ar, náuseas ou cansaço. É uma condição que ocorre quando parte do músculo cardíaco sofre falta ou diminuição do fluxo sanguíneo em consequência do bloqueio de uma artéria coronária. As artérias coronárias são vasos sanguíneos que fornecem sangue e oxigênio ao músculo cardíaco.

Outros tipos de doenças cardíacas envolvem as válvulas do coração, ou o coração pode não bombear adequadamente e causar falta de ar devido à insuficiência cardíaca. Na realidade, algumas pessoas nascem com uma doença cardíaca. Uma outra forma de doença cardíaca são os ritmos cardíacos anormais, como a fibrilação atrial. A fibrilação atrial pode causar palpitações, falta de ar ou fadiga, e é uma das causas mais comuns do acidente vascular cerebral. Os acidentes vasculares cerebrais causados por fibrilação atrial podem ser prevenidos com medicamentos, tais como anticoagulantes.

Há alguma boa notícia? Felizmente, muitas das doenças cardíacas podem ser tratadas ou prevenidas. Veja cinco maneiras pelas quais você pode prevenir doenças cardíacas:

  • Não fume, e se precisar de ajuda para parar de fumar, clique aqui para conhecer o Programa de Tratamento Antitabaco da CHA.
  • Mantenha um peso saudável.
  • Siga uma dieta saudável, rica em frutas e legumes.
  • Exercite-se regularmente, por pelo menos 30 minutos. Lembre-se de que uma caminhada no almoço já conta!
  • Reduza o estresse, porque ele pode contribuir para as doenças cardiovasculares e, se for intenso, pode aumentar o risco de um ataque cardíaco.

Mudanças no estilo de vida (como as listadas acima) podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas e prevenir complicações. Converse com seu médico sobre as melhores maneiras de reduzir o seu risco de desenvolver doenças cardíacas.


Disclaimer
This articles provide general information for educational purposes only. The information provided in this article, or through linkages to other sites, is not a substitute for medical or professional care, and you should not use the information in place of a visit, call consultation or the advice of your physician or other healthcare provider.

Back to Blog List

Affiliated with:
Teaching hospital of:
Close